BEM-VINDO !

Saudamos a todos que amam a terra e fazem dela uma fonte saudável de trabalho e lazer.

TÉCNICAS DE ENXERTIA

A enxertia é um processo de propagação que consiste em ser obter uma planta a partir da combinação de partes de outras duas plantas chamadas enxerto ou porta enxerto. É sistema de multiplicação vegetativa, mantendo-se todas as características da planta-mãe. Nesse processo, coloca-se uma gema ou garfo, que foi retirado de uma fruteira adulta que se pretende propagar, sobre o porta-enxerto, de modo a originar, após o pegamento, uma nova planta.
O porta-enxerto fornece o sistema radicular e a gema ou garfo origina a copa da nova planta. É a parte vegetativa constituída da base do tronco da árvore e o sistema radicular. É o porta-enxerto que sustenta e envia nutrientes para toda planta. Escolher portas-enxerto quanto ao vigor, podendo ser anões, médios e vigorosos. Alguns são muito tolerantes à umidade e outros não. Há portas-enxerto tolerantes aos nematóides e doenças do colo.
O enxerto ou cavaleiro, constitui a parte que é inserida no porta-enxerto, através de uma estaca (ou garfo) ou uma borbulha (gema). Com o desenvolvimento das gemas do enxerto, forma-se a parte aérea da árvore conferindo á planta as mesmas características vegetativas e produtivas da planta-mãe, de onde foi obtido o enxerto. O enxerto deve ser proveniente de plantas adultas produtivas e sadias.